Até o Último Homem
Roteiro
Atuações
Proposta
5.0Nota do Filme

O início do ano sempre é marcado por diversas estreias destinadas a crítica, onde o objetivo principal é a conquista do Oscar. A bola da vez é La La Land, romance musical que está disputando incríveis quatorze estatuetas. Entretanto, o filme que venho comentar nesse post é um concorrente direto desse musical. Estou falando de Até o Último Homem, novo filme sob direção de Mel Gibson que vai entrar forte na briga pela estatueta.

A história perfeita

Poucas histórias verídicas se encaixam tão bem em um roteiro de cinema quanto a contada em Até o Último Homem. Desmond T. Doss (Andrew Garfield) é um jovem cristão adventista que teve uma infância difícil marcada por um pai alcoólatra e ex-combatente da primeira guerra mundial. Depois de se apaixonar por sua futura esposa, Doss decide servir os EUA na segunda guerra mundial. Contudo, no âmbito militar o jovem enfrenta diversos problemas ao se recusar a utilizar armamento e matar pessoas. Motivado por sua fé e crenças pessoais, Doss percebe que pode combater os traumas de sua infância violenta servindo seu pais e salvando vidas como médico combatente. A partir daí o jovem cristão não luta apenas contra seus medos de encarar uma batalha, mas também de ser aceito pelas pessoas ao seu redor.  Assista ao trailer abaixo:

Elenco forte

Andrew Garfield como protagonista da história demonstra maturidade ao atuar como em nenhum outro filme. Sua combinação de sofrimento com a esperança vinda da fé tornam o personagem único, e ficamos admirados por suas motivações. É notável a preparação de Garfield para o papel, tanto física, parecendo uma espiga de milho, quanto psicológica. Um Oscar de melhor ator não seria nenhuma surpresa.

Andrew Garfield em cena

Hugo Weaving, eterno V em V de Vingança (2006), representa muito bem Tom Doss. O pai alcoólatra é fundamental no desenrolar da história, sua vida pós-guerra é repleta de traumas e lembranças dos amigos perdidos no campo de batalha. Vince Vaughn como Sargento Howell e Sam Worthington como Capitão Glover também são fundamentais na trama. Ambos desempenham bem seus papeis e trazem muitos problemas a Desmond Doss.

Guerra de verdade

Mel Gibson não economizou esforços. O filme é repleto de cenas realistas e sanguinárias durante a Batalha de Okinawa. O diretor consegue demonstrar bem a verdadeira face da guerra, deixando de lado aquela imagem heroica e bela que vários filmes apresentam. Com certeza seu trabalho à frente de Até o Último Homem será lembrado como um dos melhores de sua carreira.

Uma produção épica

Tentei encontrar alguns pontos negativos em relação ao filme, mas fiquei fascinado com a incrível história contada durante as duas horas e vinte minutos de filme. Até o Último Homem é uma incrível aventura real destinada a homenagear um verdadeiro herói dos campos de batalha: Desmond Doss, o cristão combatente.