A nova geração de videogames pode até ser “incrivelmente” superior aos clássicos consoles como Playstation One, Super Nintendo (SNES) ou Mega Drive Genesis. Mas quem nunca teve vontade de reviver uma grande aventura da década de 90 e 2000? Ou melhor, como trazer os ídolos da cultura geek para o nosso presente? Após alguns rumores sobre o possível retorno do clássico Crash Bandicoot ao Playstation 4 a Sony finalmente confirmou a volta do personagem ao mundo dos games. Com lançamento marcado para 2017 a remasterização da trilogia original de Playstation One ganhou o título: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy.

O anúncio

Durante a Electronic Entertainment Expo (E3) desse ano, maior evento de videogames do mundo realizado em Los Angeles EUA, a Sony em parceria com a Activision (atual detentora dos direitos de Crash) anunciaram a volta do clássico personagem em uma remasterização para a nova geração de consoles. Depois de alguns meses após o anúncio foi divulgado o trailer oficial do game, comparando a versão de 1996 com a que será lançada no ano que vem. Assista o trailer abaixo:

Voltando as origens

Talvez uma das maiores decepções dos fãs de Crash foi testemunhar sua “humilde” volta em Skylanders Imaginators (2016) como um personagem jogável no game, uma vez que todos esperavam seu retorno em um jogo próprio. Contudo, o potencial que a retomada das franquias clássicas tem demonstrado nos últimos anos é algo que realmente empolga e faz todos os jogadores quererem mais. Games da nova geração como Doom e Ratchet and Clank mostram que é possível relançar franquias até então “abandonadas” com histórias originais e muito divertidas.

O estilo plataforma também é uma peça fundamental para volta de Crash. A decadência do personagem começou quando o jogo passou a ganhar características de mundo aberto no Playstation 2 e XBOX 360, perdendo um pouco da essência “sequencial” que tornava Crash um jogo praticamente impossível de se entediar. A partir dai, o desejo dos fãs pela triunfal volta do ídolo aos consoles ganhou força e, seu anúncio na E3 foi comemorado pela maior parte do público. Aqueles que não comemoraram são os que preferem uma versão original do game, e não uma remasterização.

O que podemos esperar?

Pelas cenas exibidas no trailer nada de original deve ser apresentado. Entretanto, a remasterização impressiona, podendo ser considerado um remake devido aos objetos bem desenhados e a qualidade das imagens em contraste com a luz. Certamente o jogo está sendo desenvolvido do zero e deve respeitar a gameplay da trilogia original, além de apreciarmos uma aventura com resolução Full HD ou 4K no Playstation 4 Pro.

Uma ou outra novidade deve ser incorporada ao jogo, como a utilização da saída de áudio do Dualshock 4 ao som de Aku Aku talvez… Algumas fases novas podem ser acrescentadas na tentativa de motivar novos jogadores a comprarem o game, ou pelo menos aqueles que não gostam de remasterizações.

A aventura continua

Mesmo sendo uma remasterização, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy promete ser um jogo incrível, além de matar a saudade dos fãs de um dos personagens mais queridos dos videogames. Se seu lançamento for um sucesso novos games virão, e podemos esperar muitas aventuras do bichinho australiano (Peramelemorphia, bandicoot) na atual geração de consoles. O mais importante de tudo é que podemos dizer com vontade: Crash Voltou!